SetaNotícias

ENTREVISTA: Eduardo Leite destaca vocação tecnológica de Pelotas

17/10/2013 | 12:52

Eduardo Leite, prefeito de Pelotas, falou na noite de ontem, 16 de outubro, durante abertura do Digital Cities, das perspectivas de crescimento de Pelotas em tecnologia e inovação, com a construção do primeiro Parque Tecnológico. Ele reafirmou a contribuição do evento na construção desta nova história da cidade. Confira a entrevista:

Como avalia a realização do Digital Cities e no que o evento contribui para Pelotas?

Eduardo Leite: Eu acredito que este evento proporciona um grande ambiente de interação entre as empresas que trabalham na área de tecnologia e inovação, a academia e estudantes. Pelotas tem estudantes de ensino superior que trabalham na área nas instituições públicas e privadas, isso proporciona a integração e a interação entre estes agentes. O Poder Público também pode ser um  catalisador, o que certamente produzirá bons efeitos nos negócios e na formação destes estudantes e, consequentemente, para a própria cidade, para que a gente possa discutir e analisar casos de outras localidades, que também tiveram sucesso, se transformando em polos de inovação tecnológica. Certamente Pelotas terá muitos benefícios deste evento.

Qual o papel da prefeitura na construção do Parque Tecnológico Pelotas e o que ele vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e Região?

Eduardo Leite: O projeto Pelotas Parque Tecnológico vai muito além da questão da sua estrutura física, que será feita pela Prefeitura de Pelotas. A Prefeitura adquiriu o prédio e está fazendo o investimento para transforma-lo num Parque Tecnológico e será responsável também por organizar este ambiente para que a academia, a iniciativa privada e o próprio poder público, para que possam gerar  inovação em uma incubadora de novos projetos.

O que Pelotas oferece para jovens empresários que queiram se estabelecer e desenvolver suas empresas na cidade?

Eduardo Leite: Nós estamos voltando a estrutura da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a questão da tecnologia, então estamos buscando proporcionar ambientes de debate, de discussão. O apoio a este evento, o Digital Cities, é uma prova disto, para que a gente possa ter a devida articulação com estes empresários e verificar a melhor  forma do Poder Público interagir com eles e garantir subsídios suficientes para que eles tenham os seus negócios incentivados na nossa cidade.

Separação
VOLTAR

SetaPor que Pelotas?

Em franca expansão populacional
e de investimentos, a Zona Sul do Estado
do Rio Grande do Sul abrange 23 cidades,
entre elas Pelotas.

Pelotas no Brasil

Zona Sul

850.000 HABITANTES

EXPECTATIVA DE
CRESCIMENTO
DE 12% AO ANO
ATÉ 2017

Predio

Com cerca de 350 mil habitantes, Pelotas respira cultura.
É referência no âmbito da educação superior e carrega
consigo a responsabilidade de ser a maior cidade
da região, movimentando a Zona Sul com sua
próspera agropecuária e comércio.

3
TEATROS

4
ESCOLAS TÉCNICAS

5
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

3
EMISSORAS DE TELEVISÃO

23
MUSEUS

Além do Aeroporto Nacional de Pelotas, a cidade possui excelente interação intermodal, considerando a proximidade com o Polo Naval do Rio Grande. Deste modo, o porto de Pelotas se encontra em franca expansão e com prospecção para instalação de empresas do setor naval. São destaques também os empreendimentos imobiliários, que fazem do município um ponto forte de encontro entre o setor da construção civil, tecnológico e serviços.

Empreendimentos

PATROCÍNIO TERA

Urbo

PATROCÍNIO GIGA

Vetorial Net

PATROCÍNIO MEGA

RCA Damovo

APOIO CULTURAL

Teatro Guarani e-cult

REALIZAÇÃO

Estima Mercados

INICIATIVA

 Bolsa Continental de Mercadorias

EVENTOS SIMULTÂNEOS

Sou CCPEL Sou WebPel

APOIO INSTITUCIONAL

Trino Polo Softsul Sepro RGS Sucesu RGS Prefeitura de Pelotas
Abradi-RS Ministério da Ciencia e Tecnologia e</a> Inovação Azona Sul Bits ASSESPRO PROCERGS
Separação

Telefone+55 53 3025 6323